Trechos de Veronika decide morrer – Paulo Coelho


Livro da Semana: Veronika Decide Moerrer  – Paulo Coelho

Sinopse: Veronika Decide Morrer é talvez o livro mais cruel de Paulo Coelho, que começa com uma jovem mulher a decidir que está na altura de terminar a sua vida apesar de nada nela ser terrivelmente dramático. Não há nada em especifico que a tenha levado a essa decisão, apenas um simples cansaço da vida que se tornou mais forte do que a vontade de viver. Mas Veronika falha e sobrevive, vai parar a um hospicio onde é tratada por um médico que se encontra a desenvolver um novo método de combater a depressão e conhece outros pacientes que lhe mostram um novo lado da vida que ela nunca antes tinha visto…Veronika Decide Morrer é a história de uma luta interna entre o desejo de viver e o desejo de morrer e aquilo que se aprende quando não se tem nada a perder… ou assim se pensa.

Já tinha lido há muito tempo atrás, daí esses dias assisti o filme e resolvi ler de novo. Eu gostei muito do livro, e te algumas passagens bem interessantes:  

“A loucura é a incapacidade de comunicar suas idéias. Como se você estivesse num país estrangeiro – vendo tudo, entendendo o que se passa a sua volta, mas incapaz de se explicar e de ser ajudada, pois não entendem a língua que falam ali. Todos nós, de um jeito ou de outro, somos loucos.”

“O que faz uma pessoa detestar a si mesma? – Talvez a covardia. Ou o eterno medo de estar errada, de não fazer o que os outros esperam.”

“Se Deus existe, o que eu sinceramente não acredito, entenderá que há um limite para a compreensão humana. Foi Ele quem criou essa confusão, onde há miséria, injustiça, ganância, solidão. Sua intenção deve ter sido ótima, mas os resultados são nulos; se Deus existe, Ele será generoso com as criaturas que desejam ir embora mais cedo desta Terra, e pode até mesmo pedir desculpas por nos ter obrigado a passar por aqui.”

Acreditava ser uma pessoa absolutamente normal. Sua decisão de morrer devia-se  a duas razões muito simples, e tinha certeza  que, se deixasse um bilhete explicando, muita gente ia concordar com ela. A primeira razão: tudo em sua vida era igual, e – uma vez passada a juventude – a tendência era que tudo passasse a decair, a velhice começasse a deixar marcas irreversíveis, as doenças chegassem, os amigos partissem. Enfim, continuar vivendo não acrescentava nada; ao contrário, as possibilidades de sofrimento aumentavam muito. A segunda razão era bem mais filosófica: Veronika lia jornais, assistia TV, e estava a par do que se passava no mundo. Tudo estava errado, e ela não tinha como consertar aquela situação – o que lhe dava uma sensação de inutilidade total.”

 

Anúncios

3 Comentários on “Trechos de Veronika decide morrer – Paulo Coelho”

  1. Raquel Dias disse:

    Eu estou tão doida para ler esse livro. Não li nada do Paulo Coelho ainda, mas já assisti ao filme, que posso dizer com toda certeza que é maravilhoso e se tornou um dos meus filmes favoritos!
    Tenho certeza de que não vou me arrepender de ler o livro e ele vai me levar à reflexões.
    Encontrei esse aqui: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Veronika-Decide-Morrer

    mas alguém sabe onde posso conseguir mais livros dele para baixar? Brigada!

  2. Thallyta disse:

    Ameii ler o livro do paulo coelho é muiito legal veronika decide morre ameii esse livro! tem o filme?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s