Feliz Ano Novo?

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.”

Carlos Drummond de Andrade
Correndo o risco de parecer rabugenta, vou finalmente afirmar… EU ODEIO FESTAS DE FINAL DE ANO, principalmente o Ano Novo. Eu ponho a melhor cara feliz que eu consigo, e tento fazer jus à boa educação que a minha mãe me deu, desejando feliz ano novo para cada alma que passa na minha frente nessa época do ano. Mas a realidade é que eu não acredito em ano novo, assim como não acredito em Papai Noel. Ano Novo é apenas uma mudança de calendário, nada mais que isso.

Desde a minha rebeldia da adolescência eu digo que eu queria poder passar pelo menos um ano novo como eu gostaria, isto é, sossegada no meu canto, lendo um livro, vendo um filme. Mas não… é impossível! Passar a virada do ano da maneira como eu ambiciono é considerado por todo mundo como sendo deprimente, porque o resto do mundo está comemorando eu tenho que comemorar também!

E as simpatias… calcinha nova, roupa branca, comer lentilha, pular onda e sei lá mais o que… Quem faz, nada contra, mas eu me recuso a entrar nessa onda. Teve um ano que eu passei vestida de preto, e meia dúzia de parentes me olharam como se eu tivesse vestindo algo indecente. Esse ano vai ser preto de novo, e não… eu não comprei calcinha nova. Eu acho que o povo comemora mais para ter um motivo para fazer uma festa, mas acima de tudo o começo de um novo ano é motivo para renovar as esperanças. Perdeu o emprego, ficou doente, brigou com alguém? Não importa, no ano que vem tudo vai melhorar… Ah, se fosse assim tão fácil! Como diz aquela citação: “Jamais haverá ano novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos.”

Um ‘Ano Novo’ pode começar a qualquer momento, não é necessário esperar a meia noite do dia 31 de Dezembro de cada ano para mudar as coisas que precisam ser mudadas na nossa vida, e nem para dizer para as pessoas que a gente ama tudo de bom que desejamos para elas.

Mesmo assim, como manda a etiqueta desejo um Feliz 2011 para todos…



Deixe uma resposta

