Jane Eyre – Charlotte Brontë

Clássico de Charlotte Brontë. Pena que as irmãs Brontë morreram tão cedo, quem sabe quantos clássicos mais elas teriam escrito? Devo confessar que quando li o resumo do livro no Wikipedia não me interessei muito, achei que não era o ‘meu tipo’ de livro. Então, depois de assistir North & South eu estava inspirada em procurar mais uma adaptação de algum clássico pela BBC, e achei Jane Eyre. Sei que existem diversas adaptações, mas nesse caso me refiro a de 2006 da BBC.

Jane Eyre é a autobiografia ficcional da personagem principal. A história é contada por Jane, órfã de pai e mãe, que vive infeliz na casa de uma tia que a detesta. A tia manda Jane para uma escola, onde conhece os primeiros momentos de felicidade. Após seis anos como aluna e mais dois como professora, decide procurar uma nova posição. Encontra-a em Thornfield Hall, como preceptora da jovem Adèle, protegida de Edward Rochester. Quando finalmente conhece Rochester, ambos se apaixonam.

A história é muito triste e sombria mas consegue ao mesmo tempo ter certo humor. As partes que continham esse humor (tanto no livro quanto na série) estão nas cenas de diálogo entre Jane e o Mr. Rochester. Como quando ele pergunta para ela se ela o acha bonito, e ela responde com uma sinceridade automática: ‘Não, senhor.’ E depois tenta consertar… Aliás pelo que me lembro quase todas as cenas engraçadas faziam alusão à feiura do Mr. Rochester.

Particularmente não acho o ator que interpreta o Mr. Rochester (Toby Stevens) totalmente feio, a cabeleira desgrenhada ajuda a dar um ar mais estranho e obscuro à ele. A Jane, que também é, como define o livro, feia, pequena e obscura, é interpretada por Ruth Wilson, que não é totalmente feia, mas tem uma boca muito estranha.

O livro é perfeito, e esclarece muitas coisas que na série não foram explicadas ou resumidas, tem para baixar no 4shared em português aqui. LinkS para baixar a série: Uk Séries Download – Jane Eyre ou Séries Uk – Jane Eyre

Cena: Jane voltando para o Sr. Rochester.

Está para sair uma nova adaptação para o cinema, com a Mia Wasikowska (Alice no país das maravilhas) no papel de Jane. Se na série que tem 4 episódios de 60 minutos de duração cada, já foi resumida e cortada muita coisa, fico pensando como vão conseguir espremer tudo em 2 horas sem se perder nada no caminho.


15 Comentários on “Jane Eyre – Charlotte Brontë”

  1. Margareth disse:

    Eu amo a versão de 1997 de Jane Eyre, com Ciàran Hinds e Samantha Morton. Primeiro, porque acho que, fisicamente, eles estão mais próximos do que eu imaginei quando li o livro pela primeira vez, aos 11 anos de idade. Nenhum dos dois é bonito, de fato. O amor não é reservado apenas aos belos. Depois porque, quando assisti ao filme, tinha acabado de assistir Persuasion, de 1995, e estava meio obcecada pelo Ciàran Hinds. Por fim, apesar de o filme ser bem pouco fiel ao livro, em termos de roteiro, acho que explora deliciosamente toda aquela paixão que fervilhava nas almas de Jane e Rochester. Todas as outras versões, em minha opinião, carecem daquela paixão visceral que eu acho que unia os dois. Sempre imaginei o amor entre os dois uma coisa meio trágica, talvez muito influenciada pela leitura do romance da irmã de Charlote, Emily – O morro dos ventos uivantes.

  2. Sandra Cabral disse:

    Aproveitei o feriado desta sexta e arrastei a galera de casa pra assistir comigo o DVD Jane Eyre 2006 que comprei recentementre( ja tinha assistido por download) a adesão foi de 100% de todos e todos amaram a série e pra mim que li o livro acho muito fiel e me dispenso de assistir a qualquer outra versão Toby Stevens e Ruth Wilson vivem um romance na medida certa, final emocionante e redondinho…Charlotte Brontë é mais uma leitura essencial de sua época.

    Beijos

    PS: Talvez assista a versão cinema com a Mia Wasikowska mas acho impossivel gosta mais do que da série.

    • Sandra,

      Para mim nenhuma versão se compara a de 2006 com o Toby e a Ruth, mas a de 2011 também está linda.
      É claro que o filme tem que ser mais resumido que a série, mas o Fassy está ótimo de Rochester.

      Beijos

      • Sandra Cabral disse:

        Samanta
        Tudo bem saudadess passando pra dizer que assisti a versão 2011 e concordo contigo a versão 2006 é imbatível bem diferente de O&P onde o filme ficou enxuto mais permaneceu lindo, achei que Jane Eyre o filme editado demais só entende que já leu o livro ou viu a série.
        um beijo estou no aguardo de novas publicações!!!

  3. Oi Samanta! Eu gostaria de saber se você sabe onde tem um site pra baixar a série Jane Eyre de 2006, da BBC. Estou procurando faz muito tempo, mas não acho. Desde já agradeço🙂

  4. Ah, então valeu. Então vou comprar quando tiver dinheiro kkkkk
    Beijos

  5. Wania disse:

    Oi… Eu tentei baixar o livro, mas não consegui, alguém tem o link?
    Obrigada!

  6. Marcia Belloube disse:

    Digamos assim, Samanta, o filme Jane Eyre foi uma colcha de retalhos mal feita… Os assuntos ficaram pedidos e quem não leu o livro, não entenderia nada….. Mas Fassbener como Rochester está divino…. convenceu muito…. Mas a minisserie é a minha paixão… Ja gostava de Toby Stephens em Possession e Robin Hood junto com Richard Armitage, Mas como Rochester está MARAVILHOSO… Mas um British boy (ator e personagem) para o meu coração….

  7. Mayara disse:

    Oi, Samanta! Achei por acaso seu blog, quando fui procurar o livro da Jane Eyre pra baixar, mas não to achando nenhum link disponível, até o que vc colocou está dando erro. Queria ver a série tbm, mas o link tá inválido tbm. Será que se vc tivesse pelo menos como disponibilizar o livro, por favor? Me mandar por e-mail… se puder, escrevo meu e-mail. Caso possível, disponibilizar a série também rsrs. Obrigada!


Deixe uma resposta

