Bridget Jones x O&P

Tem gente que não sabe que essa história tem muito a ver com Orgulho & Preconceito. Na verdade até pode ser considerada uma releitura moderna. Ou será que não é evidente que Mark Darcy é a reencarnação moderna do orgulhoso Mr. Darcy? E Daniel Cleaver não seria o sedutor e canalha Mr. Wickham? E aquela mãe da Bridget completamente espalhafatosa e sem noção não é igualzinha a Mrs. Bennet? Na verdade o que menos tem a ver com O&P é a personagem principal, a própria Bridget, já que eu vejo pouca semelhança nela com Elizabeth Bennet.

Nesse caso, quem leu o livro, acha mais fácil de identificar as semelhanças do que quem apenas viu o filme. No livro, a Bridget tem uma obsessão pela série Orgulho e Preconceito de 1995 da BBC, no qual o Collin Firth interpretava o Mr. Darcy (não foi por acaso que ele acabou interpretando Mark Darcy quando o livro virou filme), ela gosta particularmente da cena em que ele mergulha no lago. No segundo livro a Bridget entrevista o Collin Firth, uma parte que eu achei muito engraçada, e ela só fica fazendo perguntas sobre aquela cena do lago, e da camisa molhada. A cena foi cortada do filme por motivos óbvios, afinal no filme Collin é Mark Darcy, e eu acho que ia ficar estranho colocar outro ator para ser ele na entrevista. A cena está nos extras do DVD, mas no livro é mais engraçado.  Abaixo tem o vídeo , mas não tem legenda:

No segundo livro também (que tem muita coisa diferente do livro, exemplo, a tal Rebecca não é lésbica!) tem até uma alusão a outra obra da Jane Austen, Persuasão, pois Darcy escreve uma carta para a Bridget, a descrição da cena lembra perfeitamente a mesma cena em que o Capitão Wentworth escreve a carta para Anne Elliot. Quanto ao Collin Firth (não posso deixar de comentar!), embora não seja o meu Mr. Darcy preferido, ele é o perfeito Mark Darcy. Adoro ele principalmente em Mamma Mia! E Simplesmente Amor. Em B.J. No Limite da Razão, quando Mark fala para Bridget que ele tem as gordurinhas dela em alta estima… que mulher não gostaria de ouvir isso? Ou no primeiro quando ele diz que gosta dela exatamente como ela é… Perfeito!

Pra quem gostou dos filmes mas não leu os livros, deixo aqui minha forte recomendação para que leia, pois é muito mais engraçado e interessante que os filmes (mesmo os filmes sendo muito bons).

Abaixo uma passagem do livro, a Bridget falando do Mark Darcy antes de ser apresentada à ele:

Mark (bela altura), o rico divorciado-da-esposa-cruel, estava de costas para a sala, examinando livros nas estantes dos Alconbury…. Achei um tanto ridículo se chamar Sr. Darcy e ficar sozinho com cara de esnobe numa festa. É como se chamar Heathcliff e insistir em passar a noite inteira no jardim gritando “Cathy” e batendo com a cabeça numa árvore.”

Falando da série de TV:

8h55. Dei uma saidinha para comprar cigarros antes de me preparar para assistir à adaptação do livro Orgulho e Preconceito na BBC. É incrível como as ruas estão cheias de carros. Será que essas pessoas não deviam estar em casa se preparando para ver o programa? Acho ótimo que o país seja tão viciado em tevê. A razão do meu vício, eu sei, é que sinto uma necessidade humana de que Darcy durma com Elizabeth… Elizabeth e Darcy são meus representantes na área do amasso, ou melhor, do galanteio. Nem por isso eu faço questão de vê-los marcando gols: detestaria ver Darcy e Elizabeth na cama, fumando um cigarro depois de transarem. Seria errado e pouco natural e eu logo perderia o interesse pela história. 10h30. Jude acaba de ligar e passamos 20 minutos falando “Uau, aquele Sr. Darcy”. Adoro o jeito dele falar, como se ele não pudesse ser interrompido. Uau! Depois ficamos horas discutindo as qualidades do Sr. Darcy em relação a Mark Darcy e concordamos que o Sr. Darcy era mais atraente porque era mais rude mas, como se trata de um personagem, era uma desvantagem intransponível”


3 Comentários on “Bridget Jones x O&P”

  1. […] Curiosidades: Leia também Bridget Jones X Orgulho e Preconceito […]

  2. Ingrid disse:

    É verdade, pra quem lê os livros da Bridget, a semelhança com O&P fica BEM mais evidente. Fora que é uma leitura MUITO divertida. Ri horrores da Bridget e pensava: “Nossa, ela é louca!” HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Ela só fala dessa tal camisa molhada mesmo. KKKKKKKKK
    Leitura fortemente recomendada!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s