Matthew Macfadyen – ‘O’ Mr. Darcy

Não é segredo para ninguém que eu adooooro o Matthew Macfadyen, principalmente como Mr. Darcy. Encontrei essa crítica dele como Mr. Darcy em Orgulho e Preconceito, e concordei absolutamente com tudo que foi escrito. Só nao achei a fonte original da crítica.

Matthew Macfadyen finds a human dimension in the taciturn landowner Fitzwilliam Darcy that was missing in earlier, more conventionally heroic portrayals. Mr. Macfadyen’s portrayal of the character as a shy, awkward suitor whose seeming arrogance camouflages insecurity and deep sensitivity is more realistic. Isolated by his wealth, ethical high-mindedness and fierce critical intelligence, Mr. Darcy is as stubborn in his idealism as Elizabeth is in hers. The disparity between his diffidence and her forthrightness makes the lovers’ failure to connect more than a delaying tactic to keep the story churning forward; it’s a touching tale of misread signals.”

“Matthew Macfadyen encontra uma dimensão humana no taciturno fazendeiro Fitzwilliam Darcy que faltava nas anteriores e mais convencionalmente heróicas interpretações. A interpretação do Sr. Macfadyen do personagem como um tímido e desajeitado pretendente cuja aparente arrogância camufla uma insegurança e uma profunda sensibilidade é mais realista. Isolado por sua riqueza, altivez moral e inteligência crítica feroz, o Sr. Darcy é tão teimoso em seu idealismo quanto Elizabeth é no dela. A disparidade entre a timidez dele e a franqueza dela causa o fracasso dos amantes de se conectarem mais do que uma manobra retardatária para manter a história agitada; é uma comovente história de sinais mal interpretados.”

11 Comentários on “Matthew Macfadyen – ‘O’ Mr. Darcy”

  1. Sandra disse:

    Eu estou completamente de acordo contigo e com este artigo. Matthew Macfadyen é definitivamente o melhor Mr Darcy que já vi (a seguir a ele vem o Colin Firth, mas só a seguir). Quando penso nesta história é ele quem encarna o meu Mr Darcy…. 😀

    Sandra

    • samantaf2010 disse:

      Sandra,

      Sim, ele é perfeito em todos os sentidos! Você já assistiu Little Dorrit? É com ele também, e é uma história linda. Também adoro o Colin, mas prefiro ele como ‘Mark Darcy’ em Bridget Jones do que como Mr. Darcy.

      😉 Samanta

  2. Luciana Campelo disse:

    Samanta,

    somos duas então! O Matthew Macfadyen me enfeitiçou depois que assistir ao filme “O&P”, daí fui procurar saber tudo mais sobre o moço e assistir seus outros trabalhos.

    Além de lindo, ele também é um ótimo ator. 🙂

    O diretor do filme “O&P”, Joe Wright, em uma entrevista faz um comentário maravilhoso sobre o Matthew Macfadyen e porque o escolheu para ser o Mr. Darcy.
    .
    Pergunta: E Matthew Macfadyen para Darcy?
    .
    Joe: Em primeiro lugar, ele está na idade certa. Em segundo lugar, ele é um homem grande, forte e viril. Eu não quero um garoto bonito, tipo garoto de boy band, eu queria um homem, e ele é um ator incrível. Eu amei seu trabalho por muitos anos e acho que ele é um surpreendentemente bom ator. Sei também que ele não é vaidoso, ele não vem para um papel para tentar promover-se como um símbolo sexual de merda. Ele vem como um ator tentando entender quem é seu personagem. Ele está interessado nas pessoas e eu acho que é provavelmente porque ele age assim com todos e por esses motivos ele parece perfeito. Além disso, ele é apenas um homem grande e sexy e quando eu colocá-lo contracenando com Keira Knightley eles apenas foram incrível juntos.
    .
    Um abraço,

    Luciana

    • samantaf2010 disse:

      Luciana,

      Também me encantei por ele em O&P e estou assistindo a tudo que consigo encontrar com ele. Amei Little Dorrit. Você viu ele como Hareton Earnshaw em O Morro dos Ventos Uivantes de 1998? Ele esta lindo…
      O Joe Wright acertou em cheio ao escolher o Matthew para o papel, não só pelo talento dele como ator, mas também pelo porte físico dele. Eu li que estavam cogitando o James Mcavoy como Darcy em Orgulho e Preconceito e Zumbis e achei um absurdo. Eu odiei o livro, mas mesmo assim pelo o menos o Mr. Darcy tem que corresponder as minhas expectativas. O James é muito baixinho e muito ‘baby-face’ para o papel.

      Um abraço,
      Samanta

  3. anisha disse:

    assino embaixo!

  4. claudia moura disse:

    OI,Samantha.Eu já te disse que achava a interpretação do Colin mais completa e por duas razões.Primeiro,Colin teve tempo e um roteiro que dava destaque de igual para igual com Lizzie.Segundo o próprio Joe Wright disse que o destaque do filme dele era Elizabeth.E mesmo assim…Que sutileza,que expressões.Passar tanta carga dramática,emocional através dos olhos.Meu Deus!Que ator!A cena em que ele entra na casa dos collins e encontra lizzie sozinha,diz tudo.Você percebe o conflito dentro dele e até quando ele se arrepende e que dar o fora.Ou na famosa primeira proposta,quando ela o acusa de separar a irmã,a expressão”COMO ELA SOUBE?”no rosto dele é perfeita.Quando ele diz”EU TE AMO”como aquilo fosse arrancado dele.Perfeito.Tenho quase todos os trabalhos dele.Falta o Morro dos Ventos Uivantes de 1998, The Way We Live Now e Spooks,mas conseguirei.Desculpa o post grande. É que falar de O&P é muito bom e se me deixam….BJS

  5. claudia moura disse:

    Samantha,sobre a cena da casa dos collins,eu esqueci de comentar sobre as Mãos dele.Ah,as mãos….XÔoo obsessão!Mas,não querendo ser abusada,eu li O&P tantas vezes e em todas me pergunto.Qual o nome de batismo de MR Darcy? Sempre achei estranho.A familia da mãe dele é Fiztwilliam e do pai é Darcy.Sei que naquela época era comun ser sempre chamado por senhor ou pelo sobrenome até pelos intimos.Mas no livro o tom polido às vezes era substituído pelo coloquial.E nada de nome.Jane Austen não quis dar o nome do ANJO.Bjs

    • Da primeira vez que eu li o livro (e antes de mergulhar no mundo de época), eu estranhei que ele assinava a carta como Fitzwilliam Darcy e o primo dele se chamava Coronel Fitzwilliam. Eu pensei: mas que tanto Fitzwilliam, será que é tipo o José ou João da época da regência? Depois descobri a lógica por trás disso. O nome dele é Fitwilliam Darcy. Naquela época era costume colocar o sobrenome de solteira da mãe como nome do primeiro filho homem. Tipo o primeiro filho de Darcy e Elizabeth poderia se chamar Bennet Darcy (terrível né?). Somente os membros da família se chamavam pelo primeiro nome, e ainda assim em cenário íntimo. Uma esposa deveria chamar o marido de Sr. + sobrenome e vice-versa na frente dos outros.
      Para as mulheres solteiras a regra era Miss + sobrenome para a mais velha, e Miss + nome de batismo para as mais novas. Na ausência da irmã mais velha, a segunda mais velha assume o título. No encontro em Kent e Pemberley (no filme), Mr. Darcy deveria ser dirigir à Elizabeth como Miss Bennet, e não como Miss Elizabeth, porque Jane não está presente.
      Nas fanfics, a primeira coisa que o Darcy pede para a Elizabeth depois que ela aceita a proposta de casamento é para que ela o chame de Fitzwilliam (às vezes eles abreviam para William, mas eu prefiro Fitzwilliam). O fato de ela o chamar pelo primeiro nome é um gesto de extrema intimidade, assim como ele ter o direito de chamá-la de Elizabeth.
      Ufa! Nem dá para perceber que eu me empolgo no assunto não é?
      Bjus

  6. Luciana disse:

    Olá,como vão?
    Não vi as outras interpretações por inteiro,só um trecho de Colin Firth e não gostei!Achei o Matt bemmm melhor!
    Não concordo com a crítica que diz que o Mr. Darcy de Matt é tímido! Ele não é tímido,ele só não sabe expressar os seus sentimentos.Aliás,é uma história de época e não podemos comparar com o homem atual,né?
    Concordo sim,que ele seja arrogante,mas vejo a arrogãncia como uma barreira a ser transposta!Ele me passou a idéia de que gosta de ser desafiado e Elizabeth é diferente das
    otras mulheres que ele tenha conhecido pois tem suas próprias idéias e opiniões e é justamente isto que o encanta desde o primeiro momento em que a vê,mas ele vira o rosto
    quando ela o encara!Ele então,tenta de todas as formas negar os seus sentimentos,até que se dizendo enfeitiçado a pede em casamento e para a sua surpresa ela recusa!
    A cena final onde ele vem ao encontro dela do jeito que estava em casa ( todo largado ) e com os cabelos despenteados,demonstrando desespero,é a que eu mais gosto!Alí Matt está esbanjando sensualidade!!! Fora que além de lindo,ele tem uma voz maravilhosa,né gentem? kkkkkk


Deixe um comentário

