“…despreze-me se ousar.”

Não sente uma grande inclinação, Miss Bennet, de aproveitar essa oportunidade de dançar uma reel?”

Ela sorriu mas não respondeu. Ele repetiu a pergunta, com alguma surpresa com o silêncio dela.

Oh,” ela disse, “eu o ouvi antes; mas eu não podia imediatamente determinar o que dizer em resposta. O senhor queria, eu sei, que eu dissesse ‘Sim’, para que tivesse o prazer de desprezar meu gosto; mas sempre me agrada desmontar esse tipo de esquemas. Eu portanto decidi dizê-lo, que eu não quero dançar uma reel – e agora despreze-me se ousar.”

Certamente não ouso.”

Elizabeth, tendo esperado afrontá-lo, ficou impressionada com sua cortesia, mas havia uma mistura de doçura e malícia em sua maneira que tornava difícil para ela afrontar alguém, e Darcy nunca tinha estado tão enfeitiçado por uma mulher como estava por ela. Ele realmente acreditava, que se não fosse pela inferioridade das relações sociais dela, ele  estaria em algum perigo.

(Orgulho e preconceito, Jane Austen, capítulo 10).

Gosto muito dessa passagem do livro mas ela não está no filme nem na série de 1995. Não vejo o Mr. Darcy do Matthew convidando Elizabeth para dançar de maneira tão espontânea, mas já o do Colin com certeza, ele era bem mais ousado. Na adaptação de 1980 essa cena foi feita mas o Darcy em questão é tão esquisito que estraga o momento.

Na cena da foto acima é o único momento do filme que eu realmente antipatizo com o Darcy, “quando minha boa opinião é perdida, é perdida para sempre“, mas eu perdôo ele logo, afinal a Elizabeth também provocou.


3 Comentários on ““…despreze-me se ousar.””

  1. Vivian disse:

    Eu imagino o Darcy do Matthew convidando Elizabeth para dançar nessa cena, mas realmente não de uma maneira espontânea. Seria mais como se ele reunisse toda sua coragem e fizesse o convite. Mas, se ela o rejeitasse, não imagino que ele repetiria o convite no Baile de Netherfield, ele não iria querer se sentir rejeitado novamente, mesmo que achasse que a primeira rejeição tivesse sido só uma provocação de Lizzy.

    • Ele parece sempre tão tenso e tímido ao redor dela que não consigo imaginar ele fazendo isso. No baile de Netherfield ele tinha a desculpa de ser um baile para pedir para dançar com ela, afinal é esse o propósito da coisa toda, dançar, mas na sala de estar de Netherfield com só o Mr. Bingley e Caroline Bingley como platéia… Já no caso do Mr. Darcy do Colin Firth consigo ver perfeitamente porque a atração dele por Elizabeth parecia ser muito mais física e ele sem dúvida era mais ousado.

  2. Bruna disse:

    Mas talvez fosse ser ilário ver a careta que MM usaria na cena,


Deixe uma resposta

