Cena do amanhecer – O&P – Roteiro original

O roteiro é a primeira base de um filme, e ele pode mudar com base nas opiniões do diretor e outros envolvidos no filme. O roteiro abaixo é parte do primeiro feito para Orgulho e Preconceito, referente aquela linda cena do amanhecer:

Elizabeth sai para o campo aberto. As névoas estão começando a evaporar. Da névoa ao longe uma figura emerge. Seu coração dispara. Ela está sozinha, vulnerável. Então ela vê que é Darcy.

Elizabeth: “Sr. Darcy!”

Darcy: “O que está fazendo aqui fora tão cedo?”

Elizabeth: “Não consegui dormir.”

Darcy: “Nem eu. Eu tenho estado acordado a maior parte da noite.”

Elizabeth mal sabe como reagir a esse encontro inesperado. De forma bastante educada ela agradece ao Sr. Darcy.

Elizabeth: “Sr. Darcy, eu preciso agradecê-lo pela sua bondade incomparável para com ambas minhas irmãs. Eu sei que bondade o senhor fez pela pobre Lydia e suspeito de sua mão na feliz resolução para Jane também.”

Darcy: “Estou alarmado que saiba do que eu tenho estado tão a sério em manter em silêncio. Mas você deve saber que a sua felicidade foi um dos meus principais incetivos.”

Elizabeth olha para Darcy.

Darcy: “Eu sei que é muito generosa para brincar comigo. Eu acredito que falou com minha tia ontem à noite e isso me fez ter esperanças como raramente já me permiti antes. Se os seus sentimentos ainda são os mesmos de Abril passado me diga imediatamente. Minha afeição e anseios não mudaram, mas uma palavra sua irá me silenciar para sempre.

Elizabeth fica em silêncio.

Darcy: “Se, no entanto, os seus sentimentos mudaram…

Elizabeth olha para ele.

Darcy: “Eu teria de lhe dizer, você me enfeitiçou, meu corpo e alma e eu a amo e amo e amo. E nunca mais desejo me separar de você a partir de hoje.

Elizabeth olha para ele. Ela não diz uma palavra. Darcy está olhando-a fixamente por uma resposta. Uma lágrima escorre pela bochecha de Elizabeth.

Elizabeth: “Estou muito feliz de informá-lo que não só os meus sentimentos mudaram, não há outras palavras que poderiam me dar maior prazer.”

Darcy a olha fixamente. Ambos começam a chorar. Darcy muito, muito lentamente e gentilmente toca o rosto dela. Ela fecha os olhos. Eles se beijam. Ela toca o rosto dele com a mão, o beijo torna-se apaixonado.

Ainda bem fizeram algumas mudanças, não acho que gostaria de ver o Mr. Darcy chorar. Não que eu tenha alguma coisa contra homem chorar, acho até bem fofo, mas acho que fugiria muito do personagem. Mas sinto falta da Elizabeth dizer algo além de: ‘Suas mãos estão frias.’ Tudo bem que o olhar e o gesto dizem tudo, mas o coitado abriu o coração e ela responde isso? E quanto ao beijo, digo com toda a convicção que não fez falta para mim. Aliás devo ser a única ‘romântica’ do mundo que não gosta de ver beijos em filmes, principalmente de época, gosto de coisas mais sutis. O final alternativo do DVD é lindo, mas não assisto com frequência, e não me fez gostar mais ou menos do filme. E vocês o que acham?

P.S. A imagem do roteiro achei em um site. A tradução ‘tabajara’ é minha mesmo🙂 .


21 Comentários on “Cena do amanhecer – O&P – Roteiro original”

  1. Marcia disse:

    Eu até que gosto…
    Mas dependendo do beijo.
    Acho que um casal normal aproveitariam que estão sozinhos e dariam uma bitoquinha, mesmo naquela época.
    E a cena extra final seria desnecessária se eles tivessem dado um beijinho, seria.
    Já a o beijo em “Northanger Abbey” já achei forçado demais, mesmo para um casal apaixonado.
    Já o beijo de “North & South” eu acho delicado, mesmo sendo em público, o que seria um escândalo naquela época.
    Concordo com você que ainda bem que tiraram o chororô, mas a fala dela seria bem vinda…

    • Tinha me esquecido de Norte e Sul! Aquela cena é memorável. O jeito que o Mr. Thornton pega o rosto dela nas mãos, o jeito que ele olha para ela. Gosto mais disso do que o beijo em si.
      Outro que eu não gosto é o beijo de Persuasão de 2007 (o primeiro, pois aquele bem no finalzinho é fofo), meio dramático demais. Nem o de Orgulho e Preconceito de 1995, pois me pareceu meio frio e não muito espontâneo.

  2. Luciana Campelo disse:

    Samanta,

    concordo com vc, não gostaria de ver o Mr. Darcy (MM) chorar, mas gostaria muito de que a Lizzy também se declarasse para o Darcy ou que pelo menos comentasse algo sobre sentimentos com ele.

    Eu acredito que o roteiro preferiu mostrar os sentimentos da Lizzy para com o Darcy na conversa dela com o pai, que é bem mais emocionante no filme do que na série.

    Se eu fosse bilionária faria uma nova refilmagem deste filme, mas sob o ponto de vista do Mr. Darcy (é claro com o MM e o mesmo elenco do filme 2005), pois acho ótimo quando conhecemos os sentimentos de ambos e não apenas da mocinha. 🙂

    • Eu li que o Joe Wright e a roteirista queriam contar a história pelos olhos de Elizabeth, e isso fica bem claro no filme. Também adoraria ver um filme sob o ponto de vista dele, com certeza ia ser lindo.
      Apesar de ela dizer que ama Darcy para o pai, gostaria que ela tivesse dito para ele próprio também. Pôxa o cara acabou de dizer ‘eu te amo’ três vezes em uma única frase!!!🙂🙂
      Mas adoro aquela cena mesmo assim, é inesquecível.😉

    • Me chama pra te ajudar!

  3. Marcia disse:

    Samanta, não assisti e nem quero assistir a versão de 95 de O&P, pra mim o Mr. Darcy definitivo é o MMF. E também não gosto do beijo de Persuasão 2007, o de 95 é superdelicado também.
    RA é um ator e tanto, espero que ele tenha o reconhecimento que merece… Assisto a cena do beijo de N&S sempre e não me canso, é muito linda e delicada, muito mais bonita que o final do livro.
    Aliás, depois que vi N&S, RA e MMF dividem palmo a palmo meu coração…

    • Oi Marcia,
      Já assisti a todas as adaptações de O&P que consegui achar, e no meu coração nenhum supera o MM como Darcy. O Darcy do Colin Firth é mais próximo do livro, é como se fosse um personagem completamente diferente do interpretado pelo MM apesar de as falas serem quase as mesmas. Confesso que fiquei meio confusa quando assisti a versão de 95 pois na minha cabeça o Mr. Darcy era o MM. Mas superei a crise rapidinho assistindo várias vezes o filme.
      O Richard além de ser um ótimo ator é um dos homens mais charmosos que já ‘vi’. Quando estou meio estressada no trabalho coloco aquela cena da estação, dou uns suspiros e volto a trabalhar com a alma mais leve!🙂🙂

  4. Sandra disse:

    😦

    Sinto-me imensamente triste e romanticamente anormal!
    Será que sou a única fã da Jane Austen que se derrete toda com a cena final de Persuasão 2007 ????!!!!!
    Vocês tem de reparar bem naquela expressão do Rupert Penry-Jones (Cap Wentworth)… é de ficar nas estrelas. Oh, homem lindo….

    • Sandra,

      Eu gosto do olhar que ele dá para ela, do jeito que ele tira o chapéu e se inclina, só achei o momento do beijo meio dramático demais. Sou muito mais daquele beijo que eles dão bem no finalzinho, na frente de Kellynch Hall. Ele é lindo mesmo, e isso que eu não sou de gostar de homens loiros. Estou fazendo o download da terceira, quarta e quinta temporadas de Spooks só para ver ele.

      • ei gente, que loucura le tantos comentarios,,,,e nao falar nada… eu amo o Cap Wentworth de persuasao de 2007, , é o unico loiro que acho que ficou bem em filme de época, fora que ele é lindo mesmo…. e ja assisti tudo de J. Austen, e decidindo o que mais amo é PERSUASÃO… desde que foi citado em A CASA DO LAGO ficou na minha mente… e fiz um teste e eu descobri que das heroinas de Austen eu me comparo a Anne…
        E concordando com todas as anteriores… tambem sinto muita falto de uma fala para Lizzie….e o MM é o Darcy que mais amo…. e a Keira a Lizzie que eu mais detesto… pq será…acho que é ciume… mas convenhamos ela não faz jus ao papel….é seca e pálida… e o livro fala de Lizzie como sendo uma moça forte… bem como a Lizzie de 1995..
        façam o teste aki… ta em ingles mas isso não é impedimento né meninas? http://www.strangegirl.com/emma/quiz.php

  5. Marcia disse:

    Samanta, você poderia me mandar por e-mail o site onde você faz os downloads de Spooks? O site que eu utilizo só tem a primeira temporada e parte da segunda, e eu quero ver se assisto todas as temporadas. Obrigada.

    • Marcia,

      Estou baixando por torrent (que consegui num site em inglês) as temporadas completas só que não tem legenda em português. Pretendo procurar nos sites de legenda para ver se acho alguma coisa. Desisti de esperar que algum site daqui faça o trabalho. Eu costumo baixar desse site aqui: http://uksriesdownload.blogspot.com/ e apesar da mensagem: ‘em breve mais episódios’ não foi postado nenhum episódio novo faz um tempão já.
      Se eu conseguir achar as legendas em português, vou te enviar os arquivos para baixar.😉

      • eu costumo acha boas legendas, quase sempre em portugues de portugal , no legendas brasil é programinha que salva no pc … dai vc clica no arquivo ja baixado com botao direto e clica em buscar legendas…

  6. Sandra disse:

    Márcia e Samanta:
    Eu já vi as temporadas todas de Spooks. A 10ª está ainda em produção mas não posso esperar para ver. Eu consegui fazer os downloads das temporadas todas sem dificuldades. Já não me recordo onde mas posso ver. Quanto às legendas em português, infelizmente não encontrei e olhem que procurei imenso. Vi com legendas em inglês.
    E, gente ver o RPJ em Spooks é ainda melhor do que vê-lo em Persuasão (se é que acham isso possível). É lindo demais e tem uma história muito bonita.
    E já agora, vejam também as últimas temporadas com o Richard Armitage. Para mim, não são tão boas como as do RPJ mas também vale a pena ver.

    Bjinhos

  7. Marcia disse:

    Samanta e Sandra:
    Meu inglês não é muito bom, mas dá pra quebrar o galho. Se vcs conseguirem os links dos eps eu agradeço, e muito…
    Lidar com o torrent pra mim sempre foi problemático, mas se não houver outro jeito, que jeito??
    E sobre o site, que tal nós escrevermos para o dono postar mais?? Pressão nunca é demais…

    • Marcia,

      Vou dar uma passada lá no site para dar uma pressão. Os arquivos em torrent dão um pouco mais de trabalho mas a qualidade geral é melhor. Eu tenho os torrents para a 3ª 4ª e 5ª temporada, com todos os episódios juntos. No site legendas.tv tem legendas em português para alguns episódios mas não testei ainda para ver se estão em sincronia com o arquivo.

  8. Bruna disse:

    Eu não mudaria em nada a cena do final simplesmente porque é uma das poucas cenas que o MM está mais tempo na tela e fala mais! e eu não sentia muito interesse nos sentimentos da mocinha, o filme deixou claro o tempo todo, eu achei a cena final perfeita sem tirar nem por linda, é a minha favorita depois da declaração na chuva

  9. Dafny disse:

    É verdade! Eu não tinha percebido que a Elizabeth nem chegou a se declarar. Deu pena do Mr Darcy agora…
    A melhor parte do filme foi a visita dela em Pemberley. Eu queria mais partes, foi muito rápido. Já voltei várias vezes e não me canso de ver.

  10. Jaqueline disse:

    Samanta, descobri o site há pouco e estou comentando os posts conforme vão me instigando…rs
    Não! Você não é a única que não sentiu falta daquele beijo e o final alternativo eu só fui assistir este ano (2014), mesmo tendo o DVD desde 2009. Foi justamente A FALTA do beijo, tanto neste cena, quanto na cena da tempestade que dá aquele toque de “quero mais”…que deixa claro que essa história toda vai muito além do físico…enfim…só acho também que precisava da Lizzie ao menos derramar uma lágrima, pra mostrar como ela estava aliviada de ele ainda a amar…rsrsrs
    Eu estaria explodindo de felicidade se fosse ela…kkkk Aliás, se eu fosse ela, a história teria acabado na tempestade…kkkkkk

    • Cynthia Araujo disse:

      Eu não ia responder nada, pq adoro ler os comentários, mas vou ter que concordar com vc se o MM me olhasse e dissesse que me amava ardentemente, com certeza terminava na cena da tempestade.

    • Kelle disse:

      Acho que consigo sentir o quanto foi importante a recusa da Lizzie para a melhora de maneiras do Mr. Darcy mas acho que se fosse eu também acabava na cena da tempestade


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s