O Mr. Darcy de Colin Firth

“… por exemplo, naquela primeira cena da assembéia eu tenho que entrar e estar magoado, irado, intimidado, aborrecido, irritado, divertido, horrorizado, chocado, e manter todas essas reações dentro deste quadro muito estreito de ser impenetrável porque ninguém nunca sabe o que o Darcy está pensando. Já interpretei alguns papéis muito mais fisicamente ativos, mas eu não acho que já estive tão fisicamente exausto no final de uma cena como eu estive com Darcy. Lembro-me particularmente da cena em que Elizabeth e eu temos uma discussão em Netherfield: Darcy está emocional e não quer que ela saiba, ele a odeia porque gosta dela, ele a odeia por ser mais inteligente do que ele durante esta conversa particular , e ele tem os Bingleys como público. Portanto, há um milhão de coisas acontecendo dentro dele, mas ele tem que se controlar e mostrar que ele não está nem um pouco perturbado, ele não deve revelar sua agitação. Então ele fica lá, tão imóvel e calmo quanto suas emoções podem eventualmente permitir.” —Colin Firth

   “Eu particularmente queria Colin Firth para interpretar Darcy. Algumas pessoas pensaram que era uma escolha estranha, e eu acho que o próprio Colin pensou que era uma escolha estranha. Ele, de fato, disse que não no início, e eu absolutamente tive que insistir para que ele pensasse novamente e o fizesse, para ele assumir o papel. Ele disse que eventualmente percebeu que se outra pessoa fizesse o papel, ele iria ficar imensamente com ciúmes porque o papel tinha conquistado ele. Ele é um ator incrível. Fisicamente ele na verdade não se parece com Darcy, mas eu acho que você concorda, ou eu espero que a maioria das pessoas concorda, que ele parece incrivelmente como Darcy quando ele está interpretando Darcy.”  Sue Birtwistle – produtora de Orgulho e Preconceito de 1995.

Eu amo o Colin Firth e acho que ele é a própria encarnação do Mr. Darcy tal qual lemos no livro.  Ele é um ótimo ator e costumo assistir a todos os filmes dele, e acho muito merecido o reconhecimento que ele tem recebido nos últimos anos. Como Darcy ele é perfeito tanto nas caras de desdém quanto nos olhares que ele dá Elizabeth, que são de causar arrepio (arrepio bom, é claro). Não sei da onde que tiraram que ele não se parece com o Darcy fisicamente. No livro a descrição dele é apenas: alto, feições belas e semblante nobre. E quando Georgiana Darcy é descrita como o oposto do irmão, ela loira, ele moreno. Mesmo MM sendo o meu favorito, não posso negar que o Colin as vezes invade meu pensamento quando estou lendo o livro ou as minhas fanfics.🙂


7 Comentários on “O Mr. Darcy de Colin Firth”

  1. Vivian disse:

    Acho que Colin em P & P de 1995 é realmente o Darcy de Jane Austen, mas eu prefiro milhares de vezes o Matthew. Quando eu penso em Darcy, penso nele, mesmo que a descrição do personagem seja diferente daquilo que foi levado às telas. E, sinceramente, destesto aquele cabelo e as costeletas do Mr. Darcy da minissérie da BBC. Podia ser moda na época, mas não suporto mesmo.
    Beijo,

    • O MM é o meu Darcy número um mas as vezes o Colin invade o meu pensamento quando eu estou lendo, não consigo evitar.
      Quanto as costeletas, realmente não é nenhum pouco atraente, mas acho que é inevitável para a reprodução de época, até o Matthew usa em O&P, o Rupert em Persuasão, etc…
      O cabelo do Colin naquela época era meio indomável mesmo. Baixei um filme dele de 1997 (Febre de Bola) e ele ainda tá com esse cabelo dois anos depois da série.
      colin

  2. Verinha Lucia disse:

    Samanta, boa noite. Tudo bem?
    Amei estes comentários que voce escreveu. AMO o COLIN FIRTH. AMEI ele na serie da BBC.
    Gostou muito do MM, mas o Colin é Maravilhoso.
    Ele interpreta com o olhar.
    A cena dele, embevecido, olhando para a Elisabeth enquanto ela canta foi o máximo. Nem piscava, rsrs.
    Outra tambem ótima: quando ela (no passeio) diz que o sentimento é o oposto do de abril, a emoção que ele passa não acreditando no que escutou, foi bárbara.
    Muito obrigadinha por mais este deleite.
    Estou com saudades das suas ficções.
    Beijinhos infinitos de Luz, sempre com muito carinho, em seu coração.

    • Oi Verinha,

      Tudo bem e você. Simplesmente amo os olhares do Colin como Mr. Darcy. Aquela cena em que ele olha ela tocando piano é o máximo, adoro o sorriso dele.
      Quanto as fanfics anda me faltando tempo para fazer as traduções mas pretendo fazer uma curtinha este fim de semana mas ainda não me decidi por qual história.
      Beijos.

  3. Luciana Campelo disse:

    Samanta,

    sou fã do Colin Firth também e faço minha as suas palavras:

    O MM é o meu Darcy número um mas as vezes o Colin invade o meu pensamento quando eu estou lendo, não consigo evitar. (2)

    Amei o tópico sobre ele.

    Um abração.🙂

  4. Flavia Alinee disse:

    Adoro Colin Firth, ele é o talento em forma de homem. Como Mr. Darcy ele arranca suspiros o tempo inteiro com aqueles olhares profundos. Amo o Mattew como Mr. Darcy também, e não consigo – por mais que eu tente – saber qual dos dois se encaixa melhor. Os dois são perfeitos. *-*

    • O bom é que cada um é perfeito a seu modo. Eu nem tento compará-los, mesmo o do MM sendo o meu favorido, ainda assim amo o do Colin. Simplesmente não há como decidir.🙂


Deixe uma resposta

