Daniel Deronda – BBC 2002

Daniel Deronda contém duas tramas principais unidas pelo personagem-título. O romance começa com o encontro de Daniel Deronda e Harleth Gwendolen. Daniel se vê atraído pela bela, teimosa e egoísta Gwendolen. A partir deste ponto, o enredo quebra em dois flashbacks separados, um que nos dá a história de Gwendolen Harleth e um de Daniel Deronda. Após a morte do padrasto de Gwendolen, ela e sua família se mudam para uma nova vizinhança; e é lá que ela conhece Henleigh Mallinger Grandcourt, um homem taciturno e calculista, que propõe casamento à ela. A princípio ela está inclinada a aceitá-lo, mas ela se afasta dele ao descobrir que ele tem vários filhos com sua amante, Lydia Glasher.

Deronda foi criado por um cavalheiro rico, Sir Hugo Mallinger. A relação entre Deronda e Sir Hugo é misteriosa e acredita-se que ele é filho ilegítimo de Sir Hugo, embora ninguém sabe ao certo. Deronda é um homem inteligente, alegre e compassivo que não consegue decidir o que fazer com sua vida. Um dia ele está remando um barco pelo rio Tamisa e resgata uma jovem judia, Mirah, de tentar afogar-se. Ele a leva para a casa de amigos dele, e descobre-se que Mirah é uma cantora. Ela veio a Londres para procurar sua mãe e irmão depois de fugir de seu pai, que a seqüestrou quando ela era uma criança. Movido por sua história, Deronda compromete-se a ajudá-la a procurar por sua mãe e seu irmão e por isso ele é apresentado a comunidade judaica de Londres. Enquanto isso, a fim de salvar a si mesma e a sua família da pobreza relativa, Gwendolen se casa com o rico Grandcourt, a quem ela acredita que pode manipular para manter sua liberdade para fazer o que ela gosta, mas depois do casamento ela descobre que ele é frio, cruel e manipulador.

 Aproveitei que a minha internet resolveu me desertar a maior parte deste fim de semana para assistir algumas séries e filmes que eu estava adiando a tempos e Daniel Deronda era uma delas. A principal atração da série para mim era Hugh Dancy (Grigg em O Clube da Leitura de Jane Austen). Mas tem outro Hugh que rouba a cena nessa série, Hugh Boneville. Ele é muito pouco conhecido por aqui, mas para quem gosta de Jane Austen ele é figura fácil. Ele já foi Mr. Bennet em Lost in Austen, Mr. Rushworth em Mansfield Park 1999, e o Rev Bridges em Miss Austen Regrets. Geralmente ele faz papéis mais leves e simpáticos, e para mim foi uma surpresa de ver ele como o cruel Grandcourt; e é claro que ele o fez muito bem. O rosto dele é tão frio e sem expressão que é muito mais perturbador do que se ele demonstrasse raiva ou perversidade. A Gwendolen é fria e egoísta, mas eu fiquei com pena dela na noite de núpcias; nenhuma mulher merece ser tratada daquela maneira, por mais que tenha causado a própria desgraça. E Daniel Deronda é praticamente um santo, sempre ajudando a todos, e eu achei que o sentimento que ele tinha por Mirah era mais fraternal e protetor e que era por Gwendolen que ele estava apaixonado. Ainda bem que eu estava errada, pois Gwendolen não merecia alguém como o Daniel. Com certeza ele acabaria dominado por ela…

Devo confessar que a série não era bem o que eu imaginava, mas de ótima qualidade como tudo que a BBC faz. Link para baixar:


5 Comentários on “Daniel Deronda – BBC 2002”

  1. Sandra disse:

    Mais uma série que tennho ‘guardada’ para ver .🙂
    Obrigada pelo resumo.

  2. Évila Santana Mota disse:

    Olá Samanta !
    Eu também gosto muito do Hugh Dancy acho ele um bom ator, os trabalhos que já assistir dele foi Rei Arthur por sinal ele está muito sexy neste filme , Sangue e Chocolate e Ao Entardecer, pretendo assistir O Clube da Leitura de Jane Austen.
    Abraços


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s