Um Refúgio No Passado

Já tem alguns meses que assisti esse filme, fiz a resenha mas esqueci de postar. Um Refúgio no Passado (In My Father’s Den – 2004) Matthew Macfadyen interpreta Paul Prior, um fotógrafo, jornalista e correspondente de guerra que volta para sua cidade natal depois de 17 anos distante. O pai dele acaba de falecer e ele reencontra o irmão, e fica claro que eles têm questões mal resolvidas no passado. Paul faz amizade com a adolescente Célia, que é filha de uma ex-namorada dele. Quando Célia desparece, Paul se torna o principal suspeito da polícia.

O filme é contado em flashbacks, intercalando passado e presente, e em certos momentos quando você acha já sabe a conclusão da história tudo muda novamente. Paul é um homem marcado pelos sofrimentos do passado e pelos horrores que presenciou nas guerras que documentava. Quem já assistiu pode me dizer se estou exagerando, mas aquela cena de sexo com aquela mulher que ele conhece no bar me deixou muito perturbada. Não sei se era porque eu não estava esperando aquilo, mas também quem esperaria algo do tipo? A atuação do Matthew foi muito elogiada e o filme foi indicado e ganhou vários prêmios, a maioria de cinema independente.

Os textos da personagem Célia são lindos e são narrados por ela durante o filme. Um Refúgio no Passado é dramático, pesado e tem um final triste mas emocionante. Para quem gosta de filmes frenéticos cheios de ação é melhor passar longe, mas para quem gosta daqueles filmes que te envolvem e que te fazem pensar nele muito tempo depois de assisti-lo então esse é para você. E é claro que ver mais um pouquinho do Matthew sempre ajuda…

Esse filme é quase impossível de achar em DVD para comprar, mas achei para download de torrent e legenda no 4shared: Um Refúgio no Passado


15 Comentários on “Um Refúgio No Passado”

  1. claudia moura disse:

    Olá,Samnatha. Faz dois anos que vi esse filme.E TENHO O DVD.MM está maravilhoso.Há muitas cenas “boas”.A cena dele sendo acordado pelas batidas na porta,ou com sua VOZ sensual dizendo-“Andrew está aqui?”NOOOOSSA!!!!. A relação dele com a Célia é tocante.Um bom filme,mas triste.Seguido o assisto e pra quem não viu vale a pena.Bjs.

  2. Évila Santana Mota disse:

    Olá Samanta !!!!!
    Obrigada por compartilhar o filme na torrent legendado para quem não assistiu ver.
    Esse ano o filme passou até na SKY só que eu acabei esquecendo de assitir e até então a SKY ainda não passou novamente o filme .
    Vou baixar e assistir.

  3. claudia moura disse:

    Samantha. Respondendo a sua pergunta.Quando assisti a primeira vez achei que até que ele ia ficar pelado mas aí acontece “aquilo”.”Sexo SADO-MASO”;bem,acho que ele era tão traumatizado com tudo que havia passado,que o prazer ou amor ou seja lá o que o personagem perseguia ,ficou pobre,vazio de sentimento,frio.Senti muita pena,é um personagem fragilizado,que tenta fugir do passado.E finalmente, pára,reune força para enfrenta-lo e assim consegue depois das tragédias seguir em frente.É o filme,junto com O&P que mais assisto dele.BJS

    • Oi Claudia,

      Eu fiquei meio sem saber o que pensar assistindo aquela cena. Até me achei meio lerda… rsrsrs Fiquei meio chocada, mas fica claro que ele é extremamente perturbado pelas coisas que aconteceram no passado dele. Um filme lindo. Gosto muito da cena final dele com a Célia, na estrada se despedindo. Sempre me dá vontade de chorar.
      Bjus

  4. Sandra disse:

    Olá Samanta.
    Se tens lido o me blog, verás que já vi esse filme e dei-lhe cinco estrelas. É dos melhores filmes que vi nos últimos tempos. E aquela interpretação do MM é soberba, merecedora de óscar. Acho que depois de ler esta tua resenha, fiquei com vontade de ver novamente o filme.
    Quanto à cena de sexo com a tal prostituta, penso que o facto de ter corrido tão mal não foi somente pelos traumas de guerra de Paul, mas também pelo trauma de ter presenciado o suicídio da mãe.
    É realmente um filme pouco valorizado mas quanto a mim fenomenal, não só pela presença do fabuloso MM mas pela história e pela forma como ela é contada. Vou mesmo rever…
    Bjinhos

    • Oi Sandra,

      Li a sua resenha sobre o filme e nossas opiniões coincidem. Fiquei com o filme na cabeça muito tempo depois que acabei de assistir. Assistir há uns meses atrás e novemente antes de publicar minha resenha, e acho que ainda vou assistir várias vezes. O filme é pouco valorizado no circuito mais comercial, mas no cenário independente foi muito bem recebido.
      A atuação do Matthew é brilhante, ele além de lindo é um ótimo ator.
      Bjus

  5. Ederson Souza disse:

    Noossaa… tenho uma Relíquia comigo então… o filme realmente é muito difícil achá-lo para comprar… mas consegui depois de mto tempo procurando… \oo/ e realmente é mto emocionante..n esperava um final dakeles

  6. Lara disse:

    Oi Samanta,
    Concordo plenamente com o que você escreveu… só consegui assistir esse filme esse ano, e já se foram várias vezes. Filme bom é assim, como nos livros, cada vez que você ve, descobre algo novo, ou enxerga sob uma nova perspectiva.

    Só queria mais informações sobre a trilha sonora, que é um impotante coadjuvante desse filme, você sabe onde baixar? Já andei procurando mais não achei.
    Beijos.

  7. Georgina Guimarães disse:

    Concordo com td o que vcs já disseram. Eu qd vi a cena da asfixia erótica, que ele mesmo se inflige né, fiquei de boca aberta!!! Nossa… como meu lindinho pode fazer aquilo??? kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas o filme é realmente muito, ma muito, muito bom.. Assim como o Morte no Funeral é engraçadíssimo. São facetas maravilhosas do nosso ídolo.
    Beijos meninas

  8. Carolina Haddad disse:

    Samanta, não estou conseguindo baixar o torrent. A tela que abre fica em branco… Sabe se há algum problema? Obrigada!

  9. Samanta você tem a legenda desse filme? O filme eu consegui baixar mas eu não encontro alguma legenda.

  10. Len disse:

    Saudações jainetes …

    Deixo aqui uma lista de links de streaming [exibição] do filme citado com o ídolo de vcs; aproveitem:

    http://www.saudadeeadeus.com.br/filme133.htm

    http://www.filmesdoyoutube.net/assistir-um-refugio-no-passado-youtube/

    http://www.filmeslinks4u.net/2012/06/um-refugio-no-passado-2004.html

    http://v.filmeslinks4u.net/videos/11108/

    Bem, é isso. Tchau e até a próxima …


Deixe uma resposta

