Respondendo às perguntas do Google

Dessa vez estou respondendo as perguntas sensatas que apareceram nos termos de busca do Google aqui no blog. Não sou nenhuma expert no assunto, mas já li o livro tantas vezes que acho que estou apta a responder. Estou respondendo com base nas minhas opiniões sobre o livro, usando o filme apenas como comparativo. Se alguém discorda ou quiser complementar com as suas opiniões, fiquem à vontade.

Porque Charlotte casa com Mr. Collins sem amá-lo?

 Em primeiro lugar, naquela época casamento na maioria das vezes tinha a ver com tudo, menos com amor. As pessoas se casavam por razões financeiras, conexões sociais, linhagem sanguínea, etc. As mulheres de boa família tinham três opções: se casarem, se tornarem solteironas dependendo da família para o resto da vida, ou se tornarem governantas ou damas de companhia para famílias ricas. Charlotte Lucas não tinha grandes expectativas de casamento pois já tinha 27 anos, não era bonita nem tinha um dote significativo para atrair um pretendente. No filme de 2005, Charlotte diz à Elizabeth que nem todos podem se dar ao luxo de serem românticos, o que é verdade, mas não é bem isso que ela diz no livro: “Eu não sou romântica, você sabe. Eu nunca fui. Eu peço apenas uma casa confortável.” Como é improvável que ela vá receber outra oferta de casamento, Charlotte aceita Mr. Collins, pois ele é um homem respeitável, possui meios de dá-la uma boa casa e segurança, e além de tudo, ele é o herdeiro de Longbourn, e um dia será dono de uma propriedade de tamanho razoável. Em resumo, apesar de todos os defeitos dele, Mr. Collins é um bom partido do ponto de vista de uma mulher prática como Charlotte Lucas.

 Quando Elizabeth percebe que ama Darcy?

 Eu não acho que haja um momento único. Ela começou a mudar de sentimentos em Pemberley; depois que recebe a carta de Lydia há um passagem no livro que diz: “e ela nunca tinha sentido tão honestamente que poderia tê-lo amado, como agora, quando todo o amor seria em vão.” Acho que o amor nasce mesmo quando ela descobre o que ele fez por Lydia, não por gratidão, mas por finalmente perceber o homem honrado, generoso e acima de tudo apaixonado que ele era. A própria Elizabeth diz à Jane: “Foi acontecendo de forma tão gradual que eu mal sei quando começou.” Apesar de ela brincar sobre ter começado a amá-lo quando viu Pemberley, não gosto quando insinuam que esse seria o real motivo dela, afinal ela já sabia que ele era rico quando o rejeitou pela primeira vez.

 Quantos anos tinha Elizabeth Bennet no livro Orgulho e Preconceito?

 No filme de 2005 Elizabeth se recusa a responder à pergunta de Lady Catherine sobre sua idade, mas no livro ela responde: “I am not one-and-twenty.” (Ainda não tenho vinte e um anos). Portanto ela tem 20 anos. E Mr. Darcy tinha 28 anos “Assim eu fui dos oito aos vinte e oito anos. E assim eu ainda poderia ser se não fosse por você, querida e adorável Elizabeth.


3 Comentários on “Respondendo às perguntas do Google”

  1. claudia moura disse:

    Sobre quando Elizabeth percebe que ama o Darcy,era um dos pontos que mais me balançava contra ela.Das primeiras vezes que li O&P,achava que ela não era tão apaixonada.Depois de ler e reler é que conclui que Jane Austen foi dizendo aqui e acolá o que Lizzie sentia por ele.Ás vezes ela ficava ressentida com ela mesma,principalmente depois da visita da tia dele(aquilo não é tia é um encosto);”SE,PORTANTO UMA DESCULPA DELE POR NÃO MANTER A PROMESSA CHEGASSE AO AMIGO DENTRO DE POUCOS DIAS SABEREI ENTENDÊ-LA(…)ABRIREI MÃO DE TODA EXPECTATIVA,DE TODA ESPERANÇA DE FIDELIDADE DELE.”(MEDO)”SE ELE SE SATISFAZ APENAS ME LAMENTANDO QUANDO PODERIA OBTER MEU AFETO LOGO DEIXAREI DE LAMENTAR HAVÊ-LO PERDIDO SEM REMORSO”(INSEGURANÇA).E há mais,quando ela recebe a carta da tia dela,ela fala de gratidão,mas baba de orgulho dele.E da carta do sr.Collins e das galhofas do pai dela:”FOI PRECISO RIR QUANDO ELA TERIA PREFERIDO CHORAR”.Acho que confundem o temperamento expansivo e alegre,ela era brincalhona.À mulher era ensinada apenas demonstrar um certo grau de afeto(AMOR)que besteira!!!No fim me estendi de novo,desculpem,mas gostaria de saber a opinião das meninas.Mas agora,eu tenho uma teima.É sobre uma frase do sr.Bennet:-“Admiro imensamente meus três genros.Wickham talvez seje meu favorito(…)Com certeza ele estava sendo sarcástico,não? BJS

    • Oi Cláudia,
      Obrigado pela sua opinião! Os sentimentos de Elizabeth foram aparecendo gradualmente.
      Quanto a declaração do Sr. Bennet, eu entendo que foi uma ironia, bem ao estilo de humor dele.
      Bjus

  2. Carol Bauer disse:

    Cláudia,

    Sobre a frase do Mr Bennet, com certeza ele estava sendo irônico. Ele diz que gosta mais de Wickham pq ele é “desprezível”, digamos assim… Todos os outros genros dele são apaixonados por suas filhas, tem dinheiro, são honrados, enquanto Wicham fugiu com sua filha, tinha um monte de dívidas por onde passava, fez td aquilo com a Georgiana e muitas outras coisas mais.

    Sobre quando a Lizzy se apaixona por Darcy, acho que td começa naquela visita à Pemberley. Acho que naquele momento que eles se encontram é que Darcy começa a conquistá-la da forma certa, tem uma passagem do livro que é assim: “Nunca lhe falara com tanta doçura quanto durante aquele encontro inesperado”. Elizabeth esperava td dele, desprezo, indiferença, menos que ele continuasse amando ela e que pior, depois de td o que aconteceu, ainda continuasse a cortejando. Acho que o amor foi surgindo numa soma de fatores, quando ela descobre através da governanta dele que ele não era nada do que ela pensava, depois com seu cortejo, depois a apresentando a irmã, com a mudança de suas atitudes, percebendo que ele ouvira td que ela dissera no primeiro pedido de casamento e que ele se esforçava pra mudar. Td isso.


Deixe uma resposta

