O outro final de Persuasão

A primeira vez que li Persuasão foi em um arquivo PDF que achei no 4shared. Até eu comprar o livro  eu não sabia da existência do outro final, escrito anteriormente ao oficial. Eu assisti as duas adaptações de 1995 e 2007  e nas duas havia uma cena em que Frederick, a pedido do Alm. Croft, vai até Anne perguntar sobre os rumores do noivado dela com Mr. Elliot. Fiquei intrigada pois li e reli o livro várias vezes e nunca achei nenhuma passagem que mencionasse esse encontro. Então na minha cópia da editora Martin Claret, fui apresentada ao que eles chamaram de ‘capítulo excluído’, e é dessa parte que foi inspirada a tal cena. Na verdade é apenas um outro final conduzido de uma maneira diferente. Eu, particularmente, gosto mais do oficial, pois não abro mão daquela carta de maneira alguma. Nem todas as edições contém esse capítulo (tenho três e só uma tem), então escaneei para quem tiver interesse de ler. Clique para ler: O outro final.


10 Comentários on “O outro final de Persuasão”

  1. luenepetis disse:

    É tão bom poder ler alguma coisa de Persuasão!! Amo esse livro tanto quanto Orgulho e Preconceito. Acho até q o Diário do Cap. Wentworth é ainda melhor que o do Mr. Darcy (me perdoem meninas, rs)
    Mas definitivamente o final c/ a carta é muuuuuito melhor!!!
    Queria tanto q o filme de 2007 tivesse a cena do livro… fico sempre imaginando o Rupert escrevendo aquela carta…. ai, ai….

    • Também achei o diário do Capitão melhor do que o do Mr. Darcy!
      E o filme de 2007 teria ficado perfeito exatamente como está no livro. Ele escutando a conversa da Anne com Harville e escrevendo a carta na presença dela.
      Mas paciência… o filme de 1995 tem essa cena, mas mesmo assim não consegue me ganhar.

  2. Ester disse:

    isso da cena ter nos dois filmes e não ter no livro sempre me intrigou, já
    cheguei a ler da parte do cob para frente só a procurando essa cena e nada .
    parabens para a martin craret,pela atenção.
    essa cena é muito boa, mas claro que a carta ganha.

    valeu samanta.

  3. Ester disse:

    “não tem ninguem em casa só o Frederick”
    ta tirando em almirante Croft!Que maldade!
    (ri sosinha,acho que a anne se sentiu terrivelmente tentada a xingar)

    e o Capitão quis morrer quando ele obrigou-o a falar. ai ninguem merece!

    esse almirante Croft é um ser sem comentarios, ele me lembra aqueles tios que nos apertam até não sobrar mais nada,ficam falando como a gente cresceu,diz que estamos gordinhas, confundem nossos amigos com namorados, mas que nós não consiguimos odiar porque sabemos sobre seu grande coração.

    esse final foi bonitinho,mas a jane tinha que destruir meu coração e me deixar sem saber qual livro gosto mais. eu me emociono muito quando leio a carta .tenho um monte de copias dela.

    • O almirante Croft forçou bem a barra com a Anne, coitada. Mas concordo com você, ele parece aqueles tios sem noçao que todo mundo tem.
      Sempre tem um para perguntar: cadê o namorado?? kkkkkk Dá vontade de bater mas a gente sabe que não é por maldade.

  4. Fernanda disse:

    Eu tb amo esta carta. O final da BBC de 2007 ficou meio doido. Ela sai correndo no meio da rua, é ela quem beija ele… mas eu acho bacana a série.


Deixe uma resposta

