Citação – Persuasão

Eu nunca me senti tão Anne Elliot na minha vida quanto hoje.

“Ela o vira. Eles se encontraram. Estiveram mais uma vez na mesma sala.

Logo, porém, ela começou a raciocinar consigo mesma e a tentar sentir menos. Haviam se passado oito anos, quase oito anos, desde que tudo fora desfeito. Que absurdo retomar a agitação que esse intervalo relegara à distância e à indeterminação! O que oito anos não podiam fazer? Acontecimentos de todos os tipos, mudanças, alienações, transferências – tudo, tudo estava incluído, e o esquecimento do passado, e como isso era natural e certo também! Eles abrangiam um terço de toda sua vida.

Infelizmente, com todos esses raciocínios, ela descobriu que para os sentimentos tenazes oito anos pouco mais são do que nada.

E agora, como devia interpretar os sentimentos dele? Como se quisesse evitá-la? E no momento seguinte ela se odiava pela insensatez de ter feito a pergunta.”

Jane Austen – Persuasão


6 Comentários on “Citação – Persuasão”

  1. Bruna Henrique Brasil disse:

    Já vi você falar várias vezes do seu capitão… sério… sai dessa, o único modo de superar um sentimento mal resolvido é deixando que ele flua para fora do seu coração, ouça isso de uma budista que dedicou muito tempo a estudos e é muito fã do seu blog… mas eu não acho a Anne Elliot tapada. Eu li todos os livros de Austen… acredito que em todos eles há um ponto primordial, o amor não se sustenta sozinho e (os beatles que me perdoem) não é tudo o que se precisa. Todos os livros de Austen tem os personagens principais masculinos dotados de fortuna e de certa forma isso prova que até para Jane, era preciso algo mais substancial do que apenas sentimento… Em persuasão isso é deixado claro, já que Wentworth (o menos abastado) enriquece durante a guerra…

    • Oi Bruna,

      Eu realmente não acho a Anne tapada, é apenas como me sinto no momento. Muita gente acha a Anne mosca morta, mas eu compreendo muito os sentimentos dela, principalmente nesse momento dessa passagem do livro que eu citei acima.
      Eu nomeei a tal pessoa como meu capitão, mas isso é meio patético porque na verdade sempre foi algo totalmente platônico.
      Mas a gente não manda no que sente né?

      Mas obrigado pelo conselho!
      Um abraço.😉

  2. Lia Christo disse:

    Tbm sou bem parecida com a Anne Elliot… kkkkkk
    Esta semana fiz 24 anos de casada, e mesmo assim, continuo tímida e insegura quanto aos sentimentos de meu marido kkkkkkkkk
    Às vezes sofro sem razão, mas não consigo deixar de ser assim…

  3. claudia garcia moura disse:

    O grande erro de Anne foi ter confiado demais,negligenciando seus sentimentos pelo bem estar dos outros.Confiou no pai,na irmã,na madrinha,mas não ouviu quem ela precisava mais,que era ela mesma.O engraçado é que depois,as pessoas pediam para ela persuadir alguem,pois a tinham em alta conta.Era o cunhado,a irmã,os amigos.Não deixa de ser ironico.Acho que Anne é a personagem de Jane Austen que mais sofre.Oito anos!!E o cara era perfeito!!É uma agonia lenta a qual ela é submetida.Ela está sempre a espera.À espera dele,à espera que o pai crie juizo,que Louise fique boa,à espera de ir para Bath,à espera da aprovação da madrinha.Quando ela o encontra fiquei com pena dela,quando ela fica sabendo que ele a achou tão mudada que quase não a reconheceu.Só mais pro final que ela se reafirma diante dos outros,sem mais medo de ser persuadida.E também tem aquela carta.AiAi…Ela merecia aquela carta.Ainda assim prefiro Anne Elliot(participei de uma enquete para saber qual personagem da Jane que a gente seria,deu Elizabeth Bennet,droga)Mesmo com as escolhas erradas só para ter no final a redenção.

    • A Anne comete os erros dela, assim como todas as heroínas de J.A. cometeram os seus. E ela mereceu o Wentworth de volta muito mais do que Elizabeth mereceu o Mr. Darcy.

      Oito anos é realmente muito tempo, mas acho que durante esse tempo todo ela nunca teve esperanças de vê-lo novamente, e se visse acho que ela pensava que ele já estava casado. Aquela carta é tudo!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s