Aventuras pela Inglaterra de Jane Austen: Lyme Park

O Colin Firth foi meu primeiro Darcy – Mark Darcy, eu deveria dizer. Sendo assim, não poderia deixar de visitar a Pemberley dele, da série de 1995, Lyme Park. Já era final de dezembro e eu sabia que a casa estaria fechada, mas não liguei muito para esse detalhe, afinal, o que foi usado na série foi o exterior da casa e ver essa parte já bastava. A previsão do tempo dizia que neve estava a caminho e acho que foi esse detalhe que fez com que eu decidisse ir no dia que eu fui. Nunca tinha visto neve, então, se de fato nevasse e eu estivesse em Pemberley, well, ia ser duplamente lindo!

Já do trem pude ver sinais de neve na paisagem, e quanto mais para o norte o trem ia, mais branca ficava a vista do mundo do lado de fora.

Depois de uma troca de trens – não há um trem direto de Londres a Disley, cidade onde fica Lyme Park, por isso é necessário parar na estação de Stockport e de lá, pegar um trem para Disley -, eu estava pronta para encontrar o Mr. Darcy… Quero dizer, Lyme Park

A neve cobria o chão e eu já estava empolgada por estar vendo neve pela primeira vez, esquecendo a dificuldade de dar um passo com firmeza em um caminho tão escorregadio. Depois de quase um quilometro caminhando, vi uma placa que iluminou ainda mais o dia cinzento – eu estava entrando em Lyme Park!

Da entrada da propriedade, até a casa em si, acho que caminhei pelo menos mais um outro quilômetro. A distância pareceu mais curta do que realmente era, principalmente com a neve ao meu redor e a paisagem toda branca. Nunca tinha visto nada igual – a não ser, talvez, em filmes ou séries e, no momento, eu estava vivendo uma dessas séries.

Finalmente cheguei até a casa. Devo confessar que a primeira impressão foi “ah, o Darcy do Colin não era tão rico quanto o Darcy do Matthew – Chatsworth é maior que Lyme Park”. Apesar de ainda achar que Chatsworth é realmente mais bonita do que Lyme Park, essa Pemberley de 1995 é maravilhosa mesmo assim. E com a neve, então! Eu estava encantada.

Quando eu estava atingindo a parte de trás do lago, de onde temos a primeira visão de Pemberley em Orgulho & Preconceito (1995), começou a nevar. Muito. Eu estava lutando contra a neve para conseguir tirar fotos e, ao mesmo tempo, dando pulinhos de felicidade por ter visto neve, pela primeira vez na vida, em Pemberley. Ahh, a primeira vez a gente nunca esquece!

Vocês lembram o caminho no qual a Elizabeth e o Darcy andam, junto com os Gardiners, quando eles se encontram em Pemberley? Andei por ele! – sim, eu sei que eu me empolgo com coisa insignificantes, mas eu sou assim.

Apesar de estar molhada até a alma, eu estava radiante de felicidade. Vocês conseguem imaginar o Darcy e a Elizabeth sentados em frente a uma lareira, vendo a neve cair? (sendo uma fã assumida de JAFF, não pude evitar pensar nisso!)

A saída da casa se dá pelo mesmo local em que se entra e (de novo minha imaginação entrando em cena) eu não pude deixar de pensar em carruagens entrando por aquele portão, talvez os Bingleys, em uma de suas frequentes visitas aos Darcys…

Infelizmente, devido à quantidade absurda de neve que caia, eu não pude explorar os jardins como eu gostaria, e devido à época do ano (a maioria dessas casas fecha durante o inverno), não pude conhecer o interior da casa. Ainda quero voltar lá. Sem dúvida uma segunda, terceira, quarta, visita vale a pena. Lyme Park me transportou para dentro de Orgulho & Preconceito, e nenhum lugar que tem esse efeito na gente pode ser ruim.

Para mais informações sobre Lyme Park: http://www.nationaltrust.org.uk/lyme-park/

Até semana que vem,


28 Comentários on “Aventuras pela Inglaterra de Jane Austen: Lyme Park”

  1. Luciana disse:

    Deve ser lindo visitar esta casa na primavera, mas a neve a deixou linda também!

    Sua empolgação nos contagia e todas queremos fazer o mesmo percurso que você fez.

    Amei a postagem como sempre.🙂

    • Deborah disse:

      Ainda volto lá na primavera, ou mesmo no outono (como em Chatsworth). Quem sabe ano que vem, né, Luciana?😀

      Beijão!

      • Amanda disse:

        Deborah!!!!
        Lyme Park já está no nosso roteiro!!! (e olha que nós ainda nem temos um roteiro!)

  2. Ai que delícia de post. Valeu a pena esperar. Você me transportou de novo para o mundo mágico de Jane Austen. Sonho em fazer um passeio a Lyme Park e andar por onde eles andaram e imaginar Mr. and Mrs. Darcy dentro da casa nem que seja pelos cantos como fantasminhas do bem pregando peças nos visitantes. Ihhh…olha aí uma idéia pra fanfic…quem se habilita?

    Deborah, por acaso, também vi neve pela vez na Inglaterra e foi mágico apesar de não estar em ”Pemberley.” E adorei você ter escrito seu nome na neve deixando sua marca, mesmo que efêmera, num lugar tão significativo para nós, Janeites.

    Parabéns & thanks for being my friend.

    Rita

    • Deborah disse:

      Ah, Rita! Quem sabe um dia eu me atrevo a escrever uma fanifc mesmo, mas acho que não ia colocar fantasmas, não. Sou muito medrosa!🙂 Se bem que um fantasma do Darcy podia me assombrar any time e não me incomodaria!

      Ahhh, ver neve foi tão legal! Mesmo depois de ficar toda molhada, valeu a pena! E depois ainda nevou em Londres – linda quando caiu, uma nojeira no dia seguinte! O legal é que foi meu presente de Natal, porque eu fui na semana do dia 24. Foi lindo!

      Obrigada pelos parabéns & thank YOU for being my friend!😀

      Beijão

  3. claudia garcia moura disse:

    Meu Deus do céu!!!!!Jesus me abana!!!!Esse lugar é mítico!Deborah,confesso que estou com uma inveja de você “nesse” lugar.Não imagina quantas vezes me imaginei andando por onde andaste.Inúmeras vezes me transportei em pensamento é claro à Lyme Park com a esperança de ver o Sr Darcy chegando à cavalo em pleno verão e tendo a “BRILHANTE IDEIA” de dar um mergulho.Chegava a me imaginar andar pelos bosques junto com ele.Não consigo expressar direito a emoção que suas fotos e seu depoimento me causam.Toda Janeite que se preza sonhou um dia estar onde você chegou.Obrigado por partilhar suas aventuras,são maravilhosas!Em mim só me dá mais vontade de cumprir um roteiro como seu,e tomara que seja logo.Bjus,e esclarecendo a minha inveja é branca.

    • Deborah disse:

      Oi Claudia!

      Eu também tinha o sonho de ir para a Inglaterra e vivia (e, sendo honesta, ainda vivo) sonhando acordada, imaginando que estava lá, então quando chegou a hora de realizar o sonho, a vontade foi muito maior que a saudade (eu fiquei 9 meses em Londres). Espero que vc também possa fazer essa tão sonhada viagem!

      Beijos!

  4. Vania disse:

    Q delícia de postagem. E apesar de não ter estado lá qdo fui a Londres, pude sentir a sensação q vc descreveu. Não há nada como pisar e ver ao vivo e em cores construções e lugares tão significativos pra nossa vida.
    Parabéns por mais esta postagem. Com certeza ficará guardada como referência para qdo EU for lá.😉
    Bjão.

    • Deborah disse:

      Oi Vania!

      Realmente, viver os nossos livros e filmes preferidos é muito legal. Viajar para lugares sobre os quais a gente tanto lê é a realização de um sonho mesmo. Tomara que, quando vc voltar à Inglaterra, possa fazer muitos passeios também. Aquele país mora no meu coração, e eu já estou morrendo de saudade e de vontade de voltar para lá.

      Beijos

  5. Ana Rebecca disse:

    Ai ai, cada post me faz sonhar mais…. Deborah, que alegria! =)
    Eu já amava a Inglaterra por causa do sotaque britânico e quando me apaixonei pelo ‘universo’ Austen, a Inglaterra passou a ter um significado mais amplo e uma importância bem maior pra mim…mas lendo suas aventuras por lá o desejo de estar lá cresce tanto… espero um dia poder visitar a Inglaterra e ver todos esses lugares lindos!
    Obrigada por compartilhar suas aventuras!
    bjus

    • Deborah disse:

      Eu sempre amei a Inglaterra também. Começou com Harry Potter, quando eu tinha 12 anos e o amor só aumentou. Descobri que tem um termo em inglês para quem gosta de tudo que vem da Inglaterra e do lugar em si: anglophile. Eu sou! Poder passear por todos esses lugares foi mágico e mal posso esperar para voltar. Espero que vc também possa viver tudo isso!😀
      Beijos!

  6. Amanda disse:

    Ai que orgulho dessa minha amiga!!!!
    O mais legal é vc compartiçhar isso com quem não teve oportunidade de ir e do jeito que vc escreve e com as fotos parece que nó também estivemos lá. Deve ser legal também pra vc ver que a gente compartiha e entende tudo o q vc entiu quando visitou esses lugares.

    Amando todos os posts e esperando os próximos!!!!

    • Deborah disse:

      Awwww!!! Amanda!!!
      Que bom que eu consigo fazer vcs viajarem comigo. Tem sido terapêutico escrever esses posts e lembrar das coisas que eu vivi nesse país onde mora meu coração.
      Como eu disse pra Luciana, quem sabe ano que vem, né?😛
      Beijos

  7. daysesdoces disse:

    Muito lindo este post, Déborah! Realmente ver estas lindas paisagens e casas em que nossos livros favoritos foram filmados, de certa forma nos transporta até lá. Cada vez que vejo e leio teus posts, mais minha vontade de conhecer este país e seus lindos pontos turísticos e históricos aumentam cada vez mais. Principalmente aqueles que serviram de locações para as adaptações dos livros de Jane Austen. Aguardando os próximos posts!

    • Deborah disse:

      Eu fiquei 9 meses na Inglaterra e não consegui conhecer tudo. É muito lindo aquele país. Tomara que vc consiga mesmo ir e se divertir tanto quanto eu😀
      Beijos

  8. Sandra Cabral disse:

    Deborah
    Amei o post lindo, lindo, lindo e a neve pra nós aqui dos trópicos é coisa literalmente de outro mundo rsrs as fotos e estão maravilhosas obrigada!
    beijosssss

    • Deborah disse:

      Sandra,
      Fico feliz que vc gostou. É uma delícia pra mim, poder compartilhar minhas “aventuras” com vcs, janeites.
      Beijos!

  9. Ingrid disse:

    Deve ser liiiiiiiiiiiiinda em qualquer época do ano, mas no verão imagino Mr. Darcy andando pelos jardins todo molhado… HAUIEHAUIEHAUIEHAIUEHUIAEHAUEUAIE
    Valeu Deborah por compartilhar mais essa visita tããão linda e significativa pra nós fãs. Já quero ir, como todo mundo, né?
    Ahh, eu também sou uma anglophile(conhecendo a palavra agora). =)

    • Deborah disse:

      Ah! Não precisa ser verão para eu imaginar o Mr. Darcy molhado!! Hahahahaha!
      Eu já estou louca pra voltar pra Inglaterra – todas queremos ir, não?😛
      Beijos!

      • Ingrid disse:

        Ih, se eu for, capaz de não conseguir voltar mais. Acho que todas nós.
        Ahhhhhhh, me perco imaginando cena TÃO linda! Aiaiaiaiaiaiai.

  10. Que lugar lindo! A neve de um toque bucólico!

    • Deborah disse:

      Deve ser lindo sem neve também, mas confesso que essa neve foi um presente pra quem nunca tinha visto como eu.

  11. Flavia Alinee disse:

    Mais um posto lindo da Deborah! Os lugares são Maravilhosos, e sem dúvida, é das adaptações, uma das casas, e um dos lugares mais bonitos. Mas, é impossível escolher qual é o mais lindo… Que ficou ainda mais lindo com a neve, que deu um toque mágico ao lugar!
    Post Lindo, Lugar Lindo… Tudo Lindo!

    • Deborah disse:

      Flavia,
      Nossa, obrigada! Fico muito feliz de saber que vcs tem gostado dos posts. Não tem como escrever coisas ruins sobre esses lugares maravilhosos! É realmente tudo muito bonito. Uma pena que eu não pude conhecer o interior da casa. Fica para a próxima🙂
      Beijos

  12. Fernanda disse:

    Adorei seu passei. Li o da casa de Jane também e me sinto como vc… entro na história. Fica imaginado como era… pena mesmo vc nao ter esbarrado com Mr. Darcy mas isso sempre pode acontecer! *rs*

  13. Deisy Rodrigues disse:

    A visista com neve duplamente empolgante!!Adorei o post e as fotos, na proxíma uma visita por dentro é mais do que necessaria!!

  14. Cristina disse:

    Deborah, a “inveja branca” acaba de tomar conta de mim! Uma visita pelo interior da casa se faz necessária! Enquanto não agendo minha visita, vou assistir novamente o DVD. Minha versão preferida é a versão com o Colin (da BBC) e a sua?

  15. […] Texto e fotos: https://samantaf2010.wordpress.com […]


Deixe uma resposta

