Aventuras pela Inglaterra de Jane Austen – Groombridge Place

Orgulho & Preconceito é meu livro preferido (seguido de perto por Persuasão, mas isso não vem ao caso) e, nos momentos em que eu me sentia sozinha em Londres, reler alguma passagens ou rever o filme e a minissérie sempre funcionava como um bálsamo para a minha solidão. Apesar de achar a série mais fiel ao livro, eu sou apaixonada pelo filme. A fotografia é linda e as casas… ah! As casas onde eles filmaram o filme de 2005 são divinas!

Resolvi, então, ir conhecer a casa dos Bennets. A Longbourn do filme de 2005 não fica aberta ao público (momento para vaia). Em compensação, a grande atração da propriedade são os jardins enormes, conhecidos como “The Enchanted Forest” (A Floresta Encantada). Então, mesmo sabendo que não poderia entrar na casa, resolvi que visitar o lugar seria o suficiente.

De Londres, peguei um trem para Tunbridge Wells, e de lá, um ônibus até Groombridge Place. Mais uma vez, devo à gentileza dos moradores locais o fato de eu ter encontrado o local.

Como sempre, a entrada da propriedade e a entrada da casa são coisas bem diferentes, e eu andei por um lindo caminho verde e deserto até chegar ao meu destino.

Então, finalmente, cheguei à casa e a primeira coisa que notei foram as quatro árvores enormes e lindas que funcionam como um portão de entrada.

Por alguns momentos, eu achei que estava absolutamente sozinha, até que finalmente encontrei o lugar que vendia os ingressos para entrar na tal floresta encantada e ver a casa dos mais diversos ângulos.

Foi inevitável não me sentir em mais um daqueles momentos maravilhosos “eu estou dentro de um filme”. Eu podia ver a Lizzy caminhando pelos jardins da casa e a Mrs. Bennet gritando atrás dela, a Mary tocando uma música mórbida no piano, a Lydia e a Kitty fofocando sobre os soldados, a Jane tentando apaziguar todo mundo e o Mr. Bennet “rolling his eyes” com um livro na mão e um comentário ácido pronto para ser feito.

A propriedade é enorme, e a parte chamada de “floresta” é muito legal. Por isso, lá fui eu, andar na lama e fingir por algumas horas que eu era a Elizabeth.

Andando por esses caminhos, eu fiquei com a impressão de foi nesse lugar que uma das cenas mais lindas de todos os tempos foi filmada: a segunda proposta. Vocês não acham que pode ter sido mesmo? Já que eu não preciso de muito incentivo para imaginar o Matthew Macfadyen andando na minha direção prestes a declarar o quanto me ama, vou eternamente acreditar que a cena foi filmada lá. Acho que muitas de vocês vão simpatizar comigo

No site da casa, tem uma parte sobre Orgulho & Preconceito e uma das fotos é a do nosso Matthew Darcy andando na neblina. Não preciso de mais nada para me convencer – mesmo que o site tenha também fotos da Assembley em Meryton e de Rosings… Sonhar não custa nada!

Mais uma olhada para a casa, mais umas fotos. Guardando as imagens na minha memória. Outra experiência inesquecível.

Voltando para Tunbridge Wells, me dei conta de que ainda tinha mais um tempo antes que o próximo trem saísse. Olhei ao redor e me deparei com uma loja da BBC. Paraíso. Não preciso nem dizer que saí de lá com uma sacola cheia de DVDs de séries de época.

Quem quiser mais informações sobre o local, pode entrar nesse site: http://www.groombridge.co.uk/home.htm

Até a próxima,

Deborah

 


28 Comentários on “Aventuras pela Inglaterra de Jane Austen – Groombridge Place”

  1. Nossa, Deborah, seus posts estão melhores a cada dia. Acho que no final, você bem poderia escrever um guia para as Janeites brasileiras com informações detalhadas de como chegar em cada lugar. Com as fotos que você tirou e a edição da Samanta, seria um best-seller. Eu seria a primeira a comprar!!!!! Parabéns para as duas, mais uma vez! Obrigada pela pequena viagem que me proporcionou esta manhã sem sol (aqui) de uma cansada quinta-feira (3 dias seguidos de plantão). Thanks, love!

    • Deborah disse:

      Rita, you flatterer!

      Não sabe como é bom ouvir elogios de alguém que a gente gosta tanto😀
      Fico muito feliz de ter feito vc viajar um pouquinho. A Samanta, com a edição linda dela, deixa tudo mais bonito.

      Cheers, love!😛

  2. Luana disse:

    Post maravilhoso! Amei!

  3. Amanda disse:

    Deborah!!!
    Vendo as fotos eu tenho quase certeza que a cena do “You have ewitched me, body and soul, and I love, I love, I love you. I never wish to be parted from you from this day on.” foi filmada ali!!
    Pena que vc não encontrou o seu Mr. Darcy lá (ou o MM), mas quem sabe no ano que vem?
    Bjos

    • Deborah disse:

      Obrigada por concordar comigo, Amanda!!!

      E tomara que não só eu, mas que vc também encontre seu Mr. Darcy lá ano que vem!!

  4. sueli disse:

    Deborah, eu me realizo através dos seus posts!!! Lindos!! Torço para você encontrar o seu Mr. Darcy por suas andanças pela Inglaterra!!! Quem sabe!!😉

    Adoraria encontrar uma loja da BBC por aqui!!😦

    • Deborah disse:

      Ah, Sueli, fico muito feliz de conseguir compartilhar um pouco das minhas experiências. Agora já estou no Brasil, mas quando eu voltar para a Inglaterra, a busca pelo Darcy continuará!
      Ah, eu iria adorar uma loja da BBC aqui também!
      Beijos

      • sueli disse:

        Deborah,

        Preciso de uma dica. Eu e mas uma comunidade de fãs gostaríamos de ver o Richard Armitage em algum outro filme de época!!! Como poderíamos “amolar” a BBc quanto a isso?kkk (coisa d efã loca né?)😉

      • Deborah disse:

        Sueli,

        Infelizmente não sei como entrar em contato com e BBC. Se soubesse, pode ter certeza que que pediria produções de época com o MM, o RA e o RPJ, os três lindos mais amados. Pode deixar que se eu descobrir alguma coisa, eu te aviso!!😉

  5. Luciana disse:

    Você disse tudo! Esta casa nos remete ao filme “O&P” 2005 e ficamos encantadas.🙂

    Tudo lindo, bucólico e inesquecível!

    Amei tudo!

    Bjs

    • Deborah disse:

      Obrigada, Luciana!

      Realmente, essa casa é um transporte para o filme de 2005. E é tudo muito lindo. Uma pena que não podemos conhecer o interior.

      Beijos

  6. Lindo post!!! Cada um melhor que o outro…nossa ficaria lendo aqui… hehe Ah e esse livro com essas suas viagens histórias e fotos e tal Deborah ,eu tb compraria!!! ;D Adorei Samanta!

    • Deborah disse:

      Obrigada, Lucienne!

      Cada vez que eu escrevo um post, eu sinto de novo todas as sensações que senti quando visitei cada lugar. É terapêutico.

      Fico feliz que vc está gostando!
      Beijos

  7. claudia garcia moura disse:

    Deborah
    Não tem como não se sentir transportada para os livros da Jane vendo suas fotos.Acredite,consigo imaginar tudinho,é fantástico!!Só espero que quando chegue a minha vez,eu não esqueça de nenhum “lugarzinho especial”.Gostei da ideia do “guia prático das janeites pela Inglaterra”.Ia comprá-lo e seria bem oportuno pra quem nunca foi lá como eu.Queria te perguntar,você esqueceu de visitar algum lugar?Bjus

    • Deborah disse:

      Oi Claudia!

      Olha, não que eu esqueci de visitar, mas não tive tempo de visitar alguns lugares. Eu tinha aula todos os dias, sobrava os finais de semana para viajar, quando minhas aulas acabaram, já era dezembro, e muitas das casas já estavam fechadas, inclusive o parque. Uma delas é a casa que foi usada como Rosings no filme de 2005. Eu queria ter conhecido o castelo onde Downton Abbey é filmado, e o museu das Brontës, mas infelizmente não foi possível. Tenho que voltar a Inglaterra!😀

      Beijos

  8. Jamis disse:

    Samanta não sei se vc já viu essa entrevista mas traz os bastidores do filme, até algumas cenas não mostradas no filme. ta bem legal: http://www.youtube.com/watch?v=YkwAahHhdkY&feature=relmfu

    Aliais Deborah parabéns por essa viagem e por estas fotos!! sensacionais.

  9. Lorena disse:

    Não preciso dizer que esse é meu sonho!
    Acho eu passaria horas e horas encantada e admirando, com o livro na mão e olhando este local maravilhoso! Obrigada…

    • Deborah disse:

      Era meu sonho antes de ir também. E agora que voltei para o Brasil, meu sonho é voltar. É lindo mesmo!

  10. Paula disse:

    Gostei mto do seu post. Parabens, mto bom mesmo! Andar nos mesmos lugares onde matthew andou…deve se maravilhoso .

  11. Sandra Cabral disse:

    Amei o post como sempre, impossivel não ficar com vontade de estar lá é tão familiar como se nos também um dia estivessemos estado lá (no coração com certeza), coisas de janeites rsrs
    ansiosa pelo próximo…
    Um Beijo Deborah e Samanta

    • Deborah disse:

      Sandra,
      Acredito que o poder da leitura e dos filmes é nos transportar para outros lugares, e a Jane fez isso como ninguém, tanto em seus livros como em suas adaptações. Por isso, mesmo sem ter ido lá fisicamente, nossa imaginação já visitou aqueles campos e casa diversas vezes. Só quem é fã entende mesmo!🙂
      Beijos

  12. Tully disse:

    Que posto lindo, fiquei maravilhada…Sempre tive o sonho de conhecer a Inglaterra, e ler os livros da Jane me faz viajar sem sair de casa…Mas as tuas fotos e como descreveu o lugar transportam a gente direto pra lá….Lindo passeio…Um dia espero chegar a um lugar desses também…

  13. Diemy disse:

    Eu sei que devo estar a parecer um disco riscado mas… outro lugar para visitar. A lista só aumenta!!😀 Adorei o post, as fotos… tudo! Deve ter sido uma sensação incrível estar nesse lugar! *.* Amazing!!


Deixe uma resposta

