The Tenant of Wildfell Hall – BBC 1996

Uma jovem viúva misteriosa chega com seu filho a Wildfell Hall, uma mansão que está vazia por muitos anos. Uma fonte de curiosidade para a pequena comunidade, a reticente Sra. Graham e seu jovem filho Arthur são lentamente arrastados para os círculos sociais da vila. Entre os habitantes está Gilbert Markham, um fazendeiro vizinho de Wildfell que corteja casualmente Eliza Millward. Seu interesse por Eliza diminui quando ele vem a conhecer a Sra. Graham. Em retribuição, Eliza espalha (e talvez se origina) boatos escandalosos sobre Helen. Gilbert se recusa a acreditar nas fofocas, mas um dia vê Helen na companhia do Sr. Lawrence, que ele acredita ter um envolvimento amoroso com ela. Tomado de ciúme, Gilbert confronta e agride Lawrence, que depois descobre ser irmão de Helen. Finalmente ela resolve contar toda a verdade sobre seu passado para Gilbert através de seu diário, que ela dá para ele ler. Em seu diário Helen escreve sobre o declínio físico e moral de seu marido, Arthur Huntingdon, através do álcool e do mundo de devassidão e crueldade do qual ela fugiu. Helen conheceu o charmoso e ousado Arthur quando tinha 18 anos, e apesar das advertências da tia sobre o caráter dele, casou-se com ele mesmo assim. Logo após o casamento ela descobre a real personalidade do homem com quem se casou.

Anne Brontë talvez seja a menos famosa das irmãs Brontë, Emily (O Morro dos Ventos Uivantes) e Charlotte (Jane Eyre), mas o estilo de escrita é parecido. The Thenant of Wildfell Hall (A Moradora de Wildfell Hall em português) é considerado um dos primeiros romances feministas; a personagem principal, Helen, é espirituosa e sincera, sem medo de falar o que pensa e censurar o marido. Em uma época que as mulheres juravam ‘obedecer’ ao marido nos votos de casamento, elas eram condenadas a serem propriedades deles pelo resto da vida, não importanto o quão terríveis fossem. O marido de Helen é o que hoje nós chamamos de bi-polar. Em um momento carinhoso e no momento seguinte frio e perverso. E ela realmente ama ele, agüenta a indiferença e as humilhações, mas quando ele direciona sua perversidade para o filho, usando ele para torturar Helen, ela resolve deixá-lo.

Eu não tinha muitas expectativas com relação a essa série, fora ver o Toby Stephens (Mr. Rochester – Jane Eyre 2006), mas não me decepcionei. Eu ainda não li o livro, por isso não tenho como comparar a fidelidade com a obra original. A única coisa que eu sei é que o livro é narrado em forma de uma carta de Gilbert para o seu cunhado sobre como conheceu sua esposa.

Toby Stephens não me decepcionou também, ele está muito charmoso como Gilbert Graham. A personagem Helen não inspira simpatia no início, mas aos poucos vamos descobrindo os motivos por trás da atitude severa e reservada que só Gilbert consegue transpor. Mas ela realmente dá nos nervos no amor incondicional ao marido, e mesmo depois de tudo que ele fez para ela e o filho, ela volta para cuidar dele quando ele fica doente. Por um momento quase achei que não ia ter final feliz, mas ainda bem que estava errada.

Como o objetivo desse blog é compartilhar, aqui vai o link para download da série: Episódio 1,  Episódio 2Episódio 3 (as legendas não são muito fiéis, mas dá para entender). Ou aqui: http://www.seriesuk.biz/search/label/The%20Tenant%20of%20Wildfell%20Hall


12 Comentários on “The Tenant of Wildfell Hall – BBC 1996”

  1. Verena disse:

    Não acredito que o motivo dela ter voltado para casa seja o amor incondicional ao marido, e sim o senso de dever, o livro foi um escândalo na época, o fato dela sair de casa era absurdo, e as mulheres não podiam lê-lo justamente por isso, seria inconcebível ela abandonar o marido marimbondo, para ficar com outro homem. È uma barreira que nem a autora resolveu transpor, vemos bastante isso nos livros das irmãs Bronte.
    O livro que é bem gostoso de ler justamente por ser escrito em forma de cartas. Leia em inglês as traduções disponíveis não são muito boas.

  2. Bruna Moeller disse:

    Não consegui assistir pelos links que você passou. Quero muito ver uma obra de Anne Brontë. Conheço só das irmãs e adoro esse tipo de literatura. Se puder me passar os arquivos de outra forma que não seja por sites tipo o Torrente e o 4shared pois não são sites muito confiáveis. Amei ter achado seu blog. Abraços

    • Bruna,

      Não tenho como passar os arquivos de outra maneira pois são pesados demais para mandar por e-mail. Os arquivos disponíveis no 4shared foram postador por mim e os links estão funcionando. A única outra opção seria por torrent neste site: http://www.seriesuk.biz/search/label/The%20Tenant%20of%20Wildfell%20Hall

    • Otávio Figueiredo Cintra de Oliveira disse:

      olá Bruna,
      tb tive dificuldades em baixar a minissérie: “Wildfell Hall”. O 2° episódio, em especial, não dá pra iniciar o dowload. Estou tentando postar um comentário aqui, pedindo à Samanta pra verificar. Mas não consigo… Você pode me ajudar? Brigadão
      Otávio Figueiredo

  3. Ana Souza disse:

    Uma bela Minissérie. Perturbadora e que trata dos tabus muito bem mencionados.

  4. Ana Souza disse:

    Quero acrescentar: as irmãs Brontë são fantásticas… Alguém sabe dizer se Agnes Grey existe algum tipo de adaptação? Tomara que sim. Caso afirmativo, podem me dizer onde baixar? Obrigada!

  5. /otávio /figueiredo /cintra de /oliveira disse:

    olá samanta, não estou conseguindo baixar o segundo episódio pelo 4 shered. Você poderia checar o seu link? Obrigado!

  6. Otávio Figueiredo disse:

    Olá Samanta,
    Tentei baixar a minissérie “Widfell Hall”, pelo 4shered, mas o 2º episódio não dá pra iniciar o dowload. Você já confirmou se o seu link está ok? Gostaria muuuuuito de ver essa mini série. Mas não encontro disponível em dvd, tampouco no youtube. Agradeço sua gentileza.

    Otávio Figueiredo

    • Olá Otávio!

      Desculpe a demora para liberar e responder seus comentários. Estava viajando e não acessei meus e-mails nesse período.
      O 4shared deve ter deletado o 2º episódio, por algum motivo que eu desconheço. Por sorte ainda tenho quase todas as séries em um HD externo. Vou fazer o upload deste episódio novamente e postarei aqui. Demora um pouco, mas dentro de 1 hora já vai estar corrigido.

      Samanta

      • anapbr disse:

        Ei, Otávio! Eu também tive uma enorme dificuldade com o segundo capítulo. Consegui baixar uma versão com legenda embutida, com a qualidade um pouco pior, mas nada que não dê para assistir.

        Se você tiver interesse, manda um email para aninhasouza@gmail.com que posso compartilhar contigo via Google Drive.

        Um abraço


Deixe um comentário